acontece

Português, Brasil
Acontece

II Ciclo de Atualização do PPGCV-FAMEV

Plasticidade fenotípica em pequenos ruminantes
por Ana Carolina
Publicado: 30/11/2021 - 14:49
Última modificação: 30/11/2021 - 15:01
II Ciclo de Atualização do PPGCV-FAMEV
Tópicos: 
Acontece

Exame PROFLIN: modalidade presencial, edição de outubro de 2021

PROFLIN: modalidade presencial - Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros edição outubro de 2021
por Ana Carolina
Publicado: 27/08/2021 - 10:14
Última modificação: 27/08/2021 - 10:19
Tópicos: 
Acontece

O INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, torna público o EDITAL/ILEEL/PROFLIN/001/2020 para as inscrições no PROFLIN - Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros no ano de 2020.

Informações sobre os exames PROFLIN em 2020
por Ana Carolina
Publicado: 28/09/2020 - 15:27
Última modificação: 28/09/2020 - 15:27
AnexoTamanho
PDF icon Edital Proflin210.56 KB
Tópicos: 
Acontece

Mudança dos Critérios Qualis: o que a pós-graduação precisa saber?

Convite aos estudantes de Pós-Graduação da UFU para a roda de Conversa
por Ana Carolina
Publicado: 21/07/2020 - 12:17
Última modificação: 21/07/2020 - 12:40
Convite
Tópicos: 
Acontece

Pesquisa Embrapa e a estudante Taynan S. Kawamoto

Embrapa retoma pesquisa sobre uso de bezerras pré-púberes como doadoras de óvulos > "Este foi um dos motivos que levou a equipe da Embrapa e a estudante Taynan S. Kawamoto, da Pós-Graduação (Doutorado) em Ciências Veterinárias da UFU"
por Ana Carolina
Publicado: 13/05/2019 - 14:37
Última modificação: 13/05/2019 - 14:39
Embrapa retoma pesquisa sobre uso de bezerras pré-púberes como doadoras de óvulos >> "Este foi um dos motivos que levou a equipe da Embrapa e a estudante Taynan S. Kawamoto, da Pós-Graduação (Doutorado) em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a proporem o projeto de pesquisa “Folículos ovarianos antrais e alterações endócrinas em fêmeas bovinas Nelore, de dois a sete meses de idade”. A pesquisa recebeu apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
Tópicos: 
Acontece

Professoras do PPGCVET publicam capítulos em livro de Reprodução Animal

Livro está disponível na Editora Manole
por Lucas Pereira
Publicado: 16/04/2024 - 10:19
Última modificação: 16/04/2024 - 10:19

 

Três professoras da PPGCVET/UFU publicaram capítulos na obra intitulada "Reprodução Animal", a saber: Profa. Ricarda Maria dos Santos, autora do capítulo Parto e distocias em bovinos, pertencente ao Volume 2 - Bovinos, caprinos e ovinos; e as Profas. Elisa Sant’Anna Monteiro da Silva e Renata Lançoni, autoras de capítulos do Volume 3 – Equinos, sendo Tecnologia de embriões em equinos e Exame andrológico de garanhões, respectivamente.

 

A obra Reprodução Animal, dos editores Marcelo Rezende Luz, Eneiva Carla Carvalho Celeghini e Felipe Zandonadi Brandão, é composta por cinco volumes divididos por temas ou espécie animal.

 

Se trata da primeira obra nacional abrangente na área, que veio para suprir a carência dos temas na forma de material didático na língua portuguesa, contando com diversos autores renomados em suas respectivas áreas de estudo. Os volumes estão disponíveis para venda no site da editora Manole.

 

 

Acontece

Discentes do PPGCVET recebem prêmios de melhores trabalhos em congresso internacional

Evento aconteceu em Fortaleza (CE)
por Lucas Pereira
Publicado: 21/09/2023 - 10:07
Última modificação: 21/09/2023 - 10:07
Imagens do evento

Os discentes Sandra Gabriela Klein e Ray César Silva, ambos mestrandos do PPGCVET, participaram na última semana (13 a 15 de setembro) do 17 Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório e 4 Congresso Internacional da FESSACAL, realizado em Fortaleza-CE. Durante o evento, os alunos, sob orientação do professor Murilo Vieira, apresentaram seus trabalhos em forma de banner e a discente Sandra também foi selecionada para categoria oral.

Dentre os quatro eixos temáticos de premiação, Ray ficou com o primeiro lugar em Educação, Bioética e 3Rs com o trabalho “Correlação entre a crise de reprodutibilidade de publicações científicas que utilizam modelos animais com a forma de apresentação de dados em artigos científico” e Sandra com o primeiro lugar em Comportamento e Bem-estar Animal com o trabalho “Impacto do enriquecimento ambiental na reprodução de Calomys callosus”.

 

Acontece

I Seminário de Inovação em Medicina Veterinária

Evento acontecerá entre nos dias 02, 09 e 16 de agosto
por Lucas Pereira
Publicado: 01/08/2023 - 11:36
Última modificação: 01/08/2023 - 11:45

 

O Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária convida a todos(as) para o I Seminário de Inovação em Medicina Veterinária - UFU . Vamos promover reflexões a partir de inovações apresentadas por nossos residentes de segundo ano nas suas áreas de formação. O evento é GRATUITO e aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais médicos veterinários. Haverá emissão de certificado! Faça sua inscrição pelo QR Code abaixo.

 

Programação do evento
Acontece

Dissertação do PPGCVET concorre ao prêmio Prof. Jefferson Andrade dos Santos

Trabalho foi apresentado pela Profa. Alessandra Aparecida Medeiros Ronchi
por Lucas Pereira
Publicado: 24/07/2023 - 10:21
Última modificação: 24/07/2023 - 10:21

 

A dissertação da aluna de Mestrado, Larissa Fernandes Magalhães, do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, foi selecionada para apresentação oral e está concorrendo ao prêmio Prof. Jefferson Andrade dos Santos no 7º Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária e XXI Encontro Nacional de Patologia Veterinária. 

O trabalho está entre os 8 selecionados dentre 490 resumos enviados e foi apresentado pela Profa. Alessandra Aparecida Medeiros Ronchi, no dia 19/07/2023, em João Pessoa, Paraíba. O projeto recebeu financiamento da Fapemig e Capes.

Imagens da apresentação
Acontece

Professor da UFU é considerado o 15º melhor cientista veterinário do Brasil

Ranking é elaborado pelo Research.com, um dos principais sites de pesquisa sobre ciência animal
por Ana Carolina
Publicado: 18/04/2022 - 15:01
Última modificação: 07/02/2023 - 14:39
Professor Matias Szabo, com mochila no ombro, e alunos em trabalho de campo. (Foto: Arquivo pessoal)

Com base nos dados coletados em dezembro de 2021, foi divulgada neste ano a primeira edição do Ranking dos Principais Cientistas para a Ciência Animal e Veterinária, elaborado pelo Research.com. O site é uma das principais páginas de pesquisa sobre ciência animal, fornecendo informações sobre esse tema desde 2014.

Matias Szabo, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (Famev/UFU), foi considerado o 15º melhor cientista veterinário do Brasil e o 554º do mundo. O docente ministra a disciplina de Patologia Geral Veterinária e atua na pós-graduação com pesquisas que envolvem a relação hospedeiro-parasita. 

Os critérios de avaliação e inclusão no ranking levaram em conta o índice h da disciplina – proposto para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados –, a proporção das contribuições feitas dentro da disciplina em questão, assim como os prêmios e realizações do cientista.

O docente, que afirma que teria cursado Ecologia ou Etologia caso não tivesse ido pelo caminho da veterinária, possui 105 publicações e mais de 4 mil citações em artigos. Suas pesquisas envolvem, principalmente, a compreensão das relações carrapato-patógeno-hospedeiro-ambiente e seus possíveis desequilíbrios, em especial os de origem antrópica – causados por ações humanas.

“Percebemos esses desequilíbrios pelo incremento das infestações ambientais e de doenças transmitidas pelo vetor tanto para seres humanos como para animais domésticos”, explica o pesquisador.

Szabo conta que os trabalhos publicados possuem “vida própria” e sua importância varia ao longo do tempo, conforme as necessidades do saber. Para o cientista, os estudos realizados em áreas naturais preservadas estão entre os seus favoritos, uma vez que fornecem parâmetros importantes para a compreensão dos desequilíbrios  urbanos e rurais, obrigando-o a rever muitos dos seus conceitos.

Como forma de inspirar os jovens que desejam seguir a carreira acadêmica, o docente estimula-os a terem  envolvimento, honestidade e resiliência. Envolvimento para aprofundar-se e interessar-se por aquela área do conhecimento, o que impulsiona o indivíduo na pesquisa. Honestidade para enxergar a realidade, perceber erros e se dar a oportunidade de descobrir. Resiliência para enfrentar as dificuldades e limites que existem em todas as pesquisas.

Alessandra Rodrigues, aluna de Szabo no doutorado, afirma que a ética inerente ao professor torna-o muito respeitado por todos, individualmente e profissionalmente.

“Matias faz jus a sua posição dentro do cenário de cientistas veterinários do Brasil. É um cientista muito experiente e preocupado em passar seu conhecimento aos seus alunos”, conta Rodrigues.

Os próximos passos do pesquisador envolvem estudos com três espécies de carrapatos de relevância na transmissão de doenças para cães, bovinos e humanos.

“Estudamos as características ambientais que favorecem ou, no outro extremo, impedem o ciclo de vida destes carrapatos. Estas informações permitirão determinar melhor a sua distribuição geográfica e ambiental, além de definir um controle ecológico”, finaliza Szabo.

Tópicos: