Manejo da desfolhação de pastos tropicais: ênfase no outono e no inverno

Publicado: 11/01/2019 - 22:46
Última modificação: 08/04/2019 - 21:45

O manejo da desfolhação nos meses de outono e inverno pode ser empregado, basicamente, com dois objetivos: 1) obter pasto como alimento nestas estações; e 2) criar as condições de pasto no outono e inverno que estimulem a rebrotação na primavera e verão seguintes. O pastejo diferido é estratégia relativamente simples e de baixo custo, que permite obtenção de pasto para alimentação dos animais no inverno. Por outro lado, para estimular a rebrotação a partir da primavera, existem hipóteses de que a manutenção do pasto mais baixo no inverno é adequada. Nesse contexto, experimentos serão conduzidos no Setor de Forragicultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia - MG, em pasto de gramíneas forrageiras tropicais, com ênfase naquelas do gênero Brachiaria. Para o estudo do pastejo diferido, serão avaliadas formas de adubação da pastagem, controle da altura do pasto no início do período de diferimento, diferimento parcial e estratégias de suplementação, com o intuito de gerar recomendações de manejo que otimizem a produção de ovinos nestas pastagens diferidas. Ademais, após o término do período de pastejo, a rebrotação e a estrutura vertical e horizontal dos pastos será avaliada durante a primavera e verão subsequentes. Desse modo, serão avaliados os efeitos dessas estratégias de manejo em pastagens diferidas sobre a estrutura do pasto (altura, índice de tombamento, massa de forragem e de seus componentes morfológicos, densidade populacional de perfilhos), e no comportamento e no desempenho dos ovinos em pastejo. A partir do início da primavera, também serão estudadas, a rebrotação dos pastos previamente diferidos por meio de estudos sobre dinâmica populacional de perfilhos e do acúmulo de forragem dos pastos. Com isso, almeja-se gerar recomendações de manejo do pastejo eficazes para aumentar a produção de ovinos no inverno e estimular a rebrotação na primavera em pastos tropicais. Para estimular a rebrotação dos pastos a partir da primavera, o manejo da desfolhação também será avaliado em parcelas experimentais, por meio da variação da altura das plantas durante as estações do ano. Com isso, almeja-se gerar as bases para o manejo sazonal do pastejo. Para isso, serão avaliadas a dinâmica de perfilhamento e do acúmulo de forragem, a morfogênese e a estrutura dos pastos, para identificar estratégias de desfolhação que estimulem a rebrotação do pasto a partir da primavera. Os resultados dos experimentos serão apresentados em resumos de congressos e simpósios; na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado na UFU e em outras Universidade parceiras da UFU; bem como publicados na forma de artigos em revistas científicas especializadas.