VÍRUS DA CINOMOSE CANINA (CDV) E PROTOPARVOVÍRUS CARNÍVORO 1 (CPPV-1): VELHOS CONHECIDOS DE CARNÍVOROS DOMÉSTICOS EMERGINDO COMO AMEAÇA IMPORTANTE AOS SELVAGENS AMEAÇADOS

Publicado: 10/08/2022 - 17:28
Última modificação: 24/03/2023 - 10:14

Resumo: A fauna selvagem está exposta a diversas ameaças causadas por perturbações antrópicas e ecológicas, impactando diretamente na conservação de espécies. Dentre as ameaças listadas, destaca-se o atropelamento e doenças infecciosas. Diversos agentes patogênicos típicos de animais domésticos podem acometer os selvagens e a aproximação entre estas espécies favorece a transmissão, principalmente entre grupos taxonômicos evolutivamente próximos, como os membros da família Canidae e Felidae. O vírus da cinomose canina (CDV) e o protoparvovírus carnívoro 1 (CPPV-1) são velhos e importantes conhecidos de carnívoros domésticos emergindo como ameaça importante aos selvagens ameaçados, devido à alta mortalidade e redução da rotatividade populacional. Este estudo foi dividido em dois capítulos. O Capítulo 1 traz um referencial teórico acerca das ameaças à conservação da fauna selvagem e aspectos relevantes sobre o CDV e CPPV-1. O Capítulo 2 consiste em uma pesquisa destes patógenos em amostras biológicas de espécies selvagens de vida livre representantes das famílias Aotidae, Canidae, Dasypodidae, Felidae, Mephitidae, Mustelidae, Procyonidae e Tapiridae, vítimas de colisões veiculares no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. O CPPV-1 foi detectado no baço de um cachorro-vinagre (Speothos venaticus) e de um gato-mourisco (Puma yagouaroundi), enquanto que RNA de CDV foi detectado no fígado de um P. yagouaroundi. A identificação do DNA e RNA viral de CPPV-1 e CDV em amostras biológicas de duas espécies selvagens ameaçadas de extinção e pouco estudadas, vítimas de colisões veiculares, contribui para o conhecimento dos patógenos que estão circulando em populações selvagens de vida livre.

Abstract: The wild fauna is exposed to several threats caused by anthropic and ecological disturbances, directly impacting the conservation of species. Among the threats listed, we highlight roadkill and infectious diseases. Several pathogenic agents typical of domestic animals can affect wild animals and the proximity between these species favors transmission, especially between evolutionarily close taxonomic groups, such as members of the Canidae and Felidae families. Canine distemper virus (CDV) and carnivorous protoparvovirus 1 (CPPV-1) are old and important known from domestic carnivores emerging as a major threat to endangered wilds, due to high mortality and reduced population turnover. This study was divided into two chapters. Chapter 1 provides a theoretical framework about threats to wildlife conservation and relevant aspects of CDV and CPPV-1. Chapter 2 consists of a survey of these pathogens in biological samples of wild free-living species representing the families Aotidae, Canidae, Dasypodidae, Felidae, Mephitidae, Mustelidae, Procyonidae and Tapiridae, victims of vehicular collisions in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. CPPV-1 was detected in the spleen of a bush dog (Speothos venaticus) and a jaguarundi (Puma yagouaroundi), while CDV RNA was detected in the liver of a P. yagouaroundi. The identification of CPPV-1 and CDV viral DNA and RNA in biological samples of two endangered and poorly studied wild species, victims of vehicular collisions, contributes to the knowledge of pathogens that are circulating in wild free-living populations.

Acesse o trabalho

Orientadora: ALINE SANTANA DA HORA