Morfogênese do capim-marandu sob estratégias de rebaixamento para o diferimento

Publicado: 27/02/2024 - 08:10
Última modificação: 27/02/2024 - 08:11

A defesa será pública e ocorrerá por videoconferência através deste hiperlink.

Resumo: O objetivo com o trabalho foi verificar como as estratégias de rebaixamento do pastoantes do diferimento impactam a morfogênese do capim-marandu ao longo do período dediferimento, bem como determinar as diferenças morfogênicas, estruturais e produtivas entreos perfilhos basais e aéreos do capim-marandu. O trabalho foi conduzido de novembro de 2021a junho de 2022, na Fazenda Experimental Capim Branco, da Universidade Federal deUberlândia, em Uberlândia, MG. Os tratamentos foram aplicados segundo o delineamento foiinteiramente casualizados, com três repetições, e consistiram de três condições de pastos porcinco meses antes do período de diferimento: LC-15: lotação contínua com 15 cm de alturamédia; LC35/15: lotação contínua com 35 cm de altura média em novembro de 2022, comrebaixamento gradativo para 15 cm até a data de início do diferimento; LI-25/15: lotaçãointermitente com 25 cm de altura pré-pastejo e 15 cm de altura pós-pastejo. Em 15/03/2022iniciou-se o período de diferimento, que terminou em 14/06/2022 (90 dias). As estratégias derebaixamento não influenciaram as características morfológicas e estruturais do capimmarandu. As estratégias de rebaixamento do pasto para o diferimento não modificaram amorfogênese do capimmarandu diferido. As taxas de aparecimento, alongamento e desenescência foliar, bem como todas as características de desenvolvimento do dossel,decresceram do início para o final do período de diferimento. A duração de vida da folha, ocomprimento da folha e o comprimento do colmo apresentaram padrão de resposta contrário.Todas as características morfogênicas, estruturais e de desenvolvimento do dossel foramsuperiores no perfilho basal, em comparação ao perfilho aéreo. A morfogênese e o crescimentodo dossel de capim-marandu diminuem ao longo do período de diferimento. Ao contrário doperfilho basal, o perfilho aéreo tem menor fluxo de tecidos, ocorre em menor número, é menosrobusto e têm baixa contribuição para a crescimento do dossel diferido de capim-marandu.

Abstract: The objective of the work was to verify how pasture lowering strategies before thedifferential impact the morphogenesis of marandu grass throughout the differential period, aswell as to determine the morphogenic, structural and productive differences between the basicand aerial profiles of marandu grass. The work was conducted from November 2021 to June2022, at the Capim Branco Experimental Farm, at the Federal University of Uberlândia, inUberlândia, MG. The treatments were applied according to a particularly randomized design,with three replications, and consisted of three pasture conditions for five months before thedifference period: LC-15: continuous stocking with 15 cm average height; LC-35/15: continuouscapacity with an average height of 35 cm in November 2022, with gradual lowering to 15 cmuntil the differential start date; LI-25/15: intermittent stocking 25 cm high pre-grazing and 15 cmhigh post-grazing. The deferral period began on 03/15/2022, which ended on 06/14/2022 (90days). The lowering strategies did not influence the morphological and structural characteristicsof Marandu grass. The pasture reduction strategies for differential did not modify themorphogenesis of deferred marandu grass. Maturity, elongation and leaf sensitivity rates, aswell as all canopy development characteristics, decreased from the beginning to the end of the deferral period. The life span of the leaf, the length of the leaf and the length of the stem metthe opposite response pattern. All morphogenic, structural and canopy developmentcharacteristics were superior in the basal tiller, compared to the aerial tiller. Marandu grassmorphogenesis and canopy growth decrease over the period of difference. Unlike the basal tiller,the aerial tiller has less tissue flow, occurs in fewer numbers, is less robust and has a lowcontribution to the growth of the deferred Marandu grass canopy.

Banca Examinadora:
01/03/2024 - 14:30