Efeito da exposição ao estradiol, anteriormente a progesterona, sobre a expressão gênica endometrial em éguas receptoras acíclicas

Publicado: 27/02/2024 - 11:13
Última modificação: 27/02/2024 - 11:13

A defesa será pública e ocorrerá no Anfiteatro do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia.

Resumo: Correlação positiva entre a duração do estro e a taxa de prenhez subsequente já foi demonstrada em éguas receptoras de embriões cíclicas.  Em nível molecular, foi relatada maior expressão endometrial da uterocalina (P19) e menor do fator de crescimento de fibroblasto 2 (FGF-2) após o tratamento com progesterona (P4) em éguas submetidas previamente a um longo tratamento com estradiol.  Sabe-se que a P19 está relacionada com transporte de lipídeos aos embriões em fase inicial de desenvolvimento e que, dentre outras ações, o FGF-2 promove proliferação celular podendo resultar na falha da implantação embrionária. Porém, ainda é incerto se, associado aos efeitos dos diferentes tratamentos hormonais sobre o endométrio, a presença ou ausência de um embrião no útero também afetaria a expressão de genes possivelmente envolvidos com a interação útero/concepto.  Dessa forma, objetivou-se nesse estudo, avaliar a expressão endometrial de genes selecionados em éguas receptoras em anestro submetidas a três protocolos hormonais com diferentes períodos de exposição ao estrógeno (Estro Longo, 7 dias; Estro Curto, 2 dias) ou ausência deste (Sem Estro), previamente à administração da P4 de longa ação (P4 LA; dia 0). Embriões foram transferidos quatro dias após administração da P4 LA e a tentativa de recuperação embrionária foi realizada após 48h, ou seja, no dia 6, juntamente com a coleta de biópsias uterinas independentemente da recuperação ter sido positiva ou negativa. A avaliação da expressão dos genes P19, FGF-2, fator de crescimento semelhante a insulina-1 (IGF-1), receptor de fator de crescimento semelhante a insulina-1 (IGFR-1), receptor de estrógeno α (ESR1) e receptor de progesterona (PGR) foi realizada através de RT-qPCT. Os genes P19 e IGF-1 tiveram maior expressão no grupo estro mais longo quando comparado ao grupo sem estro (P<0.05) e os genes FGF-2, IGFR-1 e PGR demonstram menor expressão nos grupos que receberam estrógeno versus o grupo que não recebeu.   (P<0.05) Não houve diferença na expressão gênica sendo a recuperação embrionária positiva ou negativa. Como conclusão, a exposição do útero ao estrógeno previamente a elevação da progesterona, com a presença ou ausência do embrião, tende a proporcionar um melhor ambiente uterino, em termos do padrão de expressão dos genes P19, FGF-2, IGF-1 e PGR, para a sobrevivência inicial e possivelmente desenvolvimento do concepto equino.

Abstract: Positive correlation between estrus duration and subsequent pregnancy rate has already been demonstrated in cyclic recipient mares. At the molecular level, higher endometrial expression of uterocalin (P19) and lower expression of fibroblast growth factor 2 (FGF-2) have been reported after progesterone (P4) treatment in mares previously subjected to long period of estradiol treatment. P19 is known to be involved in the transport of lipids to the early conceptus, and besides other functiones, FGF-2 promotes cell proliferation, which may result in embryonic implantation failure. However, it is still unclear whether, associated with the different effects of hormonal treatments on the endometrium, if the presence or absence of an embryo in the uterus, would also affect the expression of genes that are possibly involved in uterine/conceptus interaction. Therefore, the objective of this study was to evaluate the endometrial expression of selected genes in anestrous recipient mares subjected to three hormonal protocols with different periods of exposure to estrogen (Long Estrus, 7 days; Short Estrus, 2 days) or absence of estrogen (No Estrus), prior to administration of long-acting P4 (P4 LA; day 0). Embryos were transferred four days after administration of P4 LA, and the attempt to recover the embryo was performed after 48 hours, i.e., on day 6, along with uterine biopsies collection, regardless of whether the recovery was positive or negative. Evaluation of gene expression of P19, FGF-2, insulin-like growth factor 1 (IGF-1), insulin-like growth factor 1 receptor (IGFR-1), estrogen receptor α (ESR1), and progesterone receptor (PGR) was performed via RT-qPCR. P19 and IGF-1 was upregulated in the Long Estrus group compared to No Estrus group (P<0.05), and FGF-2, IGFR-1, and PGR showed lower expression in the estrogen groups versus the No Estrus group (P<0.05). There was no difference in gene expression whether the embryo recovery was positive or negative. In conclusion, uterine exposure to estrogen prior to progesterone elevation, with or without an embryo, seems to provide a better uterine environment, in terms of P19, FGF-2, IGF-1, and PGR gene expression, for the initial survival and development of the equine conceptus.

28/02/2024 - 14:00
Rua Ceará, 00