Avaliação da utilização da beta-ngf nos meios de produção in vitro de embriões bovinos

Tese de Doutorado
por Lucas Pereira
Publicado: 10/04/2023 - 10:17
Última modificação: 10/04/2023 - 10:17

A defesa se dará por videoconferência.

Resumo

A produção in vitro de embriões (PIVE) já é uma técnica muito utilizada e comprovadamente viável, porém, pode ser melhorada. Foi verificada uma correlação positiva entre a quantidade de Beta-NGF nos espermatozoides e as taxas de clivagem e blastocisto na produção in vitro de embriões, assim este é o primeiro trabalho que avalia a suplementação de Beta-NGF nos meios de PIVE, tendo como objetivo identificar os receptores de Beta-NGF (p75 e Trk), verificar o efeito na produção de embriões, identificar qual a melhor concentração e avaliar a qualidade das estruturas suplementadas. Complexos cúmulo ovócito (COC) foram marcados por imunofluorescência indireta para receptores p75 e TrK e avaliados em microscopia confocal e foram realizadas rotinas de PIVEs. Ambos os receptores foram localizados nos ovócitos e nas células do cúmulo. As PIVEs suplementadas tiveram melhores taxas de clivagem e de formação de blastocistos (teste t pareado, p < 0,05). Para avaliar a estrutura citoplasmática dos ovócitos maturados in vitro, dividiu-se em dois grupos, com e sem suplementação de beta-NGF. Optou-se pelo teste t de Student (p≤0,05), para verificar se existia diferença entre os dois tratamentos. Os resultados mostraram que a suplementação induziu o aumento na quantidade de mitocôndrias(p≤0,0424), além de reduzir a produção de EROs (p≤0,0001), e consequentemente da apoptose e morte celular (p≤0,0027. Para a avaliação da melhor concentração, o experimento foi dividido em três grupos: controle, suplementação com 100ng/ml e 500 ng/ml, aplicando teste t pareado, p < 0,05.com a suplementação da proteína no meio de maturação. A taxa de clivagem se mostrou melhor no grupo 100 ng/ml, já a produção de blastocisto não apresentou diferença. Assim, podemos afirmar que a suplementação com a Beta-NGF pode ser uma boa alternativa para melhorar o desempenho da PIVE.

Banca Examinadora:
Pedro Levy Piza Fontes - Texas A&M University