Análise de imagens do núcleo celular como parâmetro prognóstico de mastocitomas em cães

Publicado: 11/08/2023 - 09:10
Última modificação: 11/08/2023 - 09:13

A defesa ocorrerá por videoconferência.

RESUMO

O mastocitoma é uma das neoplasias maisfrequentes em cães, porém seu comportamento clínico é variável. Para avaliação prognóstica tradicionalmente são utilizados métodos de graduação histológica, porém estes apresentam considerável subjetividade. A análise computacional do núcleo celular pode aumentar a precisão da avaliação prognóstica. O objetivo deste estudo foi identificar quais características nucleares são mais relevantes para determinar o prognóstico de mastocitomas cutâneos caninos. Foram utilizados 51 casos de mastocitomas em cães com evolução conhecida. Por meio da análise computadorizada de imagens de lâminas coradas pela hematoxilina/eosina, foram avaliadas 29 características relacionadas ao tamanho, forma, pleomorfismo e textura da cromatinado núcleo. Análises discriminantes canônicas foram realizadas para prognóstico e graduação histológica e foram altamente bem-sucedidas. Em geral, as características relacionadas à forma do núcleo são as mais relevantes para o prognóstico, seguidas pelas características de tamanho, pleomorfismo e textura da cromatina.

Banca Examinadora:
30/08/2023 - 14:00