Bolsas

Bolsa
Edital PPGCVET Nº 002/2020 para Seleção de Bolsistas (Demanda Social) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias - Bolsa de Doutorado
02/06/2020 - 11:00

Bolsas

por Portal PPGCV FAMEV
Publicado: 13/04/2017 - 18:03
Última modificação: 28/12/2018 - 20:55
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Auxílio financeiro / Bolsas
Definições: 

As bolsas de mestrado e doutorado tem por finalidade contribuir para a formação de recursos humanos de alto nível necessários ao País e permitir que o programa de pós-graduação tenha condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de pesquisa. As bolsas são provenientes de agências de fomento à pesquisa e por isso, então condicionadas à disponibilidade desses recursos ao programa.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias tem bolsas das seguintes agências: CAPES, Fapemig e CNPq. A concessão da bolsa aos alunos é realizada respeitando a ordem de classificação no processo seletivo de ingresso no programa.  As bolsas de mestrado tem duração máxima de 24 meses e as de doutorado, de 48 meses. Candidatos estrangeiros devem se informar sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação da CAPES e sobre o TWAS do CNPq.

As agências de fomento exigem dos pós-graduandos, entre outros:

  • Dedicação integral às atividades do curso;
  • Não acumular a percepção de bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro Programa;
  • Comprovar desempenho acadêmico satisfatório;
  • Fixar residência na cidade onde realiza o curso;

É responsabilidade do orientador e do aluno o cumprimento das obrigações estipuladas pelas agências de fomento.

Requisitos: 

O aluno de mestrado e doutorado ingressante no Programa, devidamente matriculado, caso contemplado com a bolsa, poderá optar pela necessidade da bolsa ou poderá declinar de ser bolsista. O aluno bolsista deverá atender a alguns requisitos obrigatórios de acordo com a agência de fomento financiadora. O aluno bolsista compromete-se a manter dedicação exclusiva com as atividades da pós-graduação.