Laboratório de Patologia Animal (PAVET)

por Ana Carolina
Publicado: 25/09/2020 - 16:46
Última modificação: 16/10/2023 - 08:18

O PAVET (Laboratório de Patologia Animal) está vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária e ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realiza análise de fragmentos de tecidos e exames citológicos encaminhados pelo Hospital Veterinário, de espécies silvestres, amostras encaminhadas por clínicas veterinárias de Uberlândia e região, amostras encaminhadas por médicos veterinários e proprietários de estabelecimentos rurais e empresas de Uberlândia e região.

Na Sala de Necropsia são realizados os exames post mortem e coleta material para diagnóstico em animais. O local é também usado para aulas da graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, pesquisa e coleta de material em animais de projetos de pesquisa.

Conta com área física bem dimensionada, incluindo uma câmara fria. Possui material e equipamentos para documentação fotográfica e necropsia, incluindo instrumental, serra em fita, estufa de esterilização, serra manual, entre outros.

A equipe de recursos humanos envolvida nas tarefas laboratoriais do Setor de Patologia tem conhecimento das atividades ali desenvolvidas, bem como dos riscos advindos do manuseio do material biológico.

Coordenação:  Prof. Matias Pablo Juan Szabó (szabo@ufu.br)

Endereço:

Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia