Laboratório de Doenças Infectocontagiosas (LADOC)

Publicado: 08/01/2019 - 13:30
Última modificação: 16/10/2023 - 09:23

O LADOC (Laboratório de Doenças Infecto Contagiosas) está vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Efetua testes de diagnósticos; orienta tratamento e controle de doenças infectocontagiosas, principalmente bacterianas de animais domésticos e silvestres. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de prestação de serviços relacionados à área de saúde animal.

Ensino, dá suporte para:

• Disciplina de Doenças Bacterianas dos Animais Domésticos;
  • Disciplina de Tópicos em Doenças Infecciosas dos Animais;
  • Disciplina de Higiene e Profilaxia Animal
  • Formação de recursos humanos, preparando profissionais habilitados em técnicas convencionais de bacteriologia; imunologia; e biologia molecular, com a participação de estagiários de graduação, médicos veterinários residentes da área de medicina veterinária preventiva, mestrandos e doutorandos.

Pesquisa, com destaque para as seguintes patologias:

• Leptospirose;
  • Brucelose;
  • Tuberculose;
  • Mastite;
  • Otite;
  • Cistite; entre outras.

Extensão, prestação de serviços de diagnóstico a partir de diferentes espécimes clínicas oriundas de animais atendidos no Hospital Veterinário da UFU; Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS); Instituto Estadual de Florestas (IEF); além de clínicas e propriedades rurais da região de Uberlândia (MG). Destacam-se as seguintes análises:

• Cultura de microorganismos isolados de espécimes clínicas de animais domésticos e silvestres;
  • Provas bioquímicas para diferenciação de microrganismos;
  • Teste de susceptibilidade a antimicrobianos (antibiograma);
  • Soroaglutinação Microscópica em Campo escuro para o diagnóstico de Leptospirose (MAT);
  • Ensaios rápidos imunocromatográficos para diagnóstico de parvovirose, coronavirose, cinomose, erliquiose, brucelose canina, imunodeficiência felina (FIV) e leucemia felina (FeLV);
  • Orientação de tutores e produtores rurais no tocante ao controle e profilaxia de doenças.

Coordenadora: Prof. Dr. Anna Monteiro Lima

Endereço: Bloco 2D, sala 33, Campus Umuarama, MG