Laboratório de Biotecnologia Animal Aplicada (LABIO)

por Portal PPGCV FAMEV
Publicado: 08/01/2019 - 13:25
Última modificação: 16/10/2023 - 08:39

O LABIO, vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Atua principalmente na realização de análises microbiológicas de alimentos e água para a comunidade externa e na orientação de produtores e comunidade. Também realiza análises para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de extensão.

Contribui na formação de recursos humanos recebendo alunos de cursos profissionalizantes, da graduação e pós-graduação da UFU e outras IEs para estágios curriculares e extra-curriculares e para a realização de análises necessárias para TCC, IC, dissertações e teses.

Principais análises realizadas:

• Potabilidade da água;
  • Contagem de bactérias mesófilas, bolores e leveduras e bactérias lácticas;
  • Coliformes totais e termotolerantes;
  • Presença de Salmonella spp;
  • Presença de Listeria spp;
  • Presença/quantificação/identificação de espécies de Campylobacter;
  • Contagem de Staphylococcus coagulase positiva;
  • Susceptibilidade aos antimicrobianos de bactérias zoonóticas (difusão em discos, CIM);
  • Na área de ensino, dá suporte:
  • Disciplina de Inspeção e Tecnologia do Leite e Derivados (veterinária);
  • Disciplina de Higiene e Profilaxia Animal (zootecnia);
  • Disciplina Tópicos em Microbiologia (pós-graduação);
  • Disciplina Tópicos em Higiene, Vigilância e Microbiologia de Alimentos (pós-graduação);
  • Zoonoses (veterinária);
  • SUS (residência).

Técnica: Médica Veterinária, Mestre em Saúde Animal: Silvia Cassimiro Brasão (silvia.brasao@ufu.br);

Coordenadora: Profa. Dra. Daise Aparecida Rossi (daise.rossi@ufu.br);

Endereço: Bloco 2D, sala 42, Campus Umuarama, Uberlândia-MG, (34) 99774-1447 (labio@famev.ufu.br).

LABIO