Alunos da Veterinária desenvolvem vídeo sobre prevenção e controle do diabetes nos animais

diabetes canina
por Portal PPGCV FAMEV
Publicado: 21/05/2020 - 17:42
Última modificação: 21/05/2020 - 17:44

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 16 milhões de brasileiros têm a doença. Porém, não são somente os humanos que sofrem com a diabetes, os animais também podem contrair, gerando diversas complicações na saúde.

Com o objetivo de conscientizar a população, a professora Sofia Borin Crivellenti, da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev/UFU), em conjunto com os alunos da disciplina Tópicos em Clínica Veterinária para prevenção e controle da doença em animais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (Ppgcv/Famev/UFU) e o Serviço de Endocrinologia do Hospital Veterinário (HV/UFU), realizaram um vídeo explicativo sobre prevenção e controle do diabetes nos animais.

O tipo de diabetes que acomete os cães e gatos é chamado de Diabetes mellitus (DM).  Essa doença é caracterizada por um aumento do açúcar no sangue e pela perda da glicose na urina, resultado de dificuldades no processo de produção de insulina no corpo do animal ou em incapacidade na utilização da mesma.

Os sintomas mais frequentes em animais com diabetes são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite e aumento da frequência urinária. Em alguns casos, surgem complicações mais severas, como o aparecimento de cataratas, pancreatite e infecções.

Para efetuar o tratamento, é necessário um diagnóstico realizado por um médico veterinário. Em alguns casos, são aplicadas doses diárias de insulina, à base de rações dietéticas, juntamente com sessões diárias de exercício.

Saiba mais conferindo o vídeo desenvolvido pelos alunos da UFU.

Fonte: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2018/11/alunos-da-veterinaria-desenvo...

14 de Novembro - Prevenindo e Controlando o Diabetes também em animais!