I Mostra Artística de Ciências: dos Micróbios à Bioinformática nas Nossas Vidas

Publicado: 17/08/2020 - 14:38
Última modificação: 22/08/2020 - 17:25

I Mostra Artística de Ciências: dos Micróbios à Bioinformática nas Nossas Vidas

Os microrganismos estão presentes em nossas vidas, ocupando todo tipo de espaço. São exemplos as bactérias lácticas que acidificam o meio e nos permitem obter o iogurte, as leveduras usadas na panificação e na cervejaria, os microrganismos presentes nos ecossistemas mantendo o equilíbrio ambiental, mas também são os vírus, bactérias, protozoários que infectam animais e seres humanos e causam doenças.

Os cientistas estudam o mundo microbiano, procurando entender onde os microrganismos estão, o que fazem, com o que ou com quem interagem, se podem ser modificados, combatidos, melhorados.

As artes, por sua vez, podem nos mostrar a riqueza da microbiologia por meio de uma linguagem visual, colorida, simples e divertida, transformando a linguagem técnica da ciência em uma cultura popular.

Esta mostra virtual une a ciência às diversas formas de expressão artística. Os trabalhos foram realizados por estudantes e cientistas com o propósito de conectar com cada um de vocês e mostrar-lhes a beleza da microbiologia por meio da simplicidade dos desenhos, poemas, fotografias que encantam a todos os admiradores das artes.

Esta Mostra foi idealizada pela Liga Acadêmica de Bioinformática e Microbiologia (LABiM) da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2020.

Os membros responsáveis por esta mostra de divulgação científica, professores, graduandos e pós-graduandos, são:

Coordenadores:

Prof. Dra. Ana Laura Grazziotin (FAMEV-UFU)

Dr. Newton M. Vidal (Departamento de Bioquímica - UFSM)

Estudantes:

Daniela A. Tavares (Graduação em Medicina Veterinária - UFU)

Thais F. M. dos Reis (PPGCV-UFU)

Vinicius Vieira de Paiva (PPGCV-UFU)

Divulgação científica na mídia